Tendências e previsões de marketing digital para 2019

Tendências e previsões de marketing digital para 2019

À medida que 2019 vai caminhando, o cenário do marketing digital que engloba SEO, mídia social, PPC, marketing de conteúdo e mais está testemunhando uma mudança dramática.

Pode ter havido um tempo em que você poderia ter descartado a inteligência artificial ou a busca visual como truques do mais recente filme de ficção científica de sucesso, mas esse tempo já passou.

Há muitas novas tendências e estratégias de marketing digital que estão evoluindo na atual era de alta tecnologia, conectada à Internet, e as empresas agora precisam usá-las para ter sucesso em seus esforços porque o que funcionou para você no ano passado pode não funcionar este ano.

Previsões de marketing digital para este ano

O marketing está a evoluir constantemente! Por isso, deixamos-lhe de seguida algumas das tendências e previsões de marketing para este ano.

1 – Inteligência Artificial

A inteligência artificial vai dominar o mundo! Ou pelo menos os empregos mais simples do mundo.

A IA pode analisar o comportamento do consumidor e os padrões de pesquisa, utilizando dados de plataformas de mídia social e publicações em blogs para ajudar as empresas a entender como os usuários e clientes encontram seus produtos e serviços.

Por exemplo, os bots do Facebook messenger podem ajudá-lo a automatizar e otimizar seu atendimento ao cliente.

2 – Publicidade Programática

Publicidade programática significa usar AI para automatizar a compra de anúncios para que você possa atingir públicos mais específicos.

Licitações ou leilões em tempo real, por exemplo, é um tipo de compra programática de anúncios.

Esta automação é muito mais eficiente e rápida, o que significa maiores conversões e menores custos de aquisição de clientes para a venda dos seus produtos ou serviços.

Está mudando a cara da publicidade digital tão rapidamente que, de acordo com o eMarketer, quase 90% dos anúncios em display digital nos EUA serão programáticos até 2020.

3 – Chatbots

Os chatbots continuarão a ser uma parte importante do marketing digital em 2019.

Esta tecnologia baseada em IA utiliza mensagens instantâneas para conversar em tempo real, dia ou noite, com os seus clientes ou visitantes do site.

Com 1,4 bilhões de pessoas interagindo com chatbots, 80% das empresas inteligentes já estão usando ou planejam usar chatbots até 2020.

E até 2022, os chatbots ajudarão as empresas a economizar mais de US$ 8 bilhões por ano, especialmente nos setores bancário e de saúde.

Muitos clientes preferem interagir com chatbots como eles são recetivos, dar respostas prontamente, lembrar com precisão todo o seu histórico de compras, e nunca perder a paciência.

Estes assistentes virtuais oferecem um excelente serviço ao cliente, satisfazendo as expectativas dos clientes e automatizando tarefas repetitivas – o que significa que você pode se concentrar em trabalhos mais importantes.

4 – Personalização

Se você quiser se destacar em 2019, você precisa personalizar seu marketing – e isso significa conteúdo personalizado, produtos, e-mails e muito mais.

Com a disponibilidade de dados como histórico de compras, comportamento do consumidor e links clicados, o conteúdo personalizado nunca foi tão fácil.

Na verdade, 96% dos profissionais de marketing acreditam que a personalização melhora o relacionamento com os clientes.

5 – Vídeo Marketing

Esses números mostram a importância de incorporar o vídeo em sua estratégia de marketing digital em 2019:

  • 70% dos consumidores dizem que compartilharam o vídeo de uma marca.
  • 72% das empresas afirmam que o vídeo melhorou sua taxa de conversão.
  • 52% dos consumidores dizem que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes nas decisões de compra on-line.
  • 65% dos executivos visitam o site do comerciante e 39% ligam para um fornecedor após assistir a um vídeo.

E não pense apenas no YouTube. Para testemunhar um maior envolvimento com o seu marketing de vídeo, você pode fazer uma publicação de vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook, Instagram ou LinkedIn.

O vídeo ao vivo está ganhando popularidade, com um grande número de empresas usando-o para entrevistas, demonstrações de produtos e vislumbres “nos bastidores” de eventos, vida no escritório, como os produtos são feitos, etc.

6 – Aplicações de Mensagens Sociais

Pensa que as aplicações de mensagens sociais são apenas para enviar emojis para os seus amigos?

Considere esses números:

  • 1,3 bilhão de usuários mensais estão ativos no Facebook Messenger
  • 2 bilhões de mensagens são enviadas entre pessoas e empresas no Facebook Messenger todos os meses
  • O WhatsApp tem 1,3 bilhão de usuários ativos por mês
  • 55 mil milhões de mensagens são enviadas através do WhatsApp todos os dias
  • WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat têm mais usuários combinados do que Facebook ou YouTube

Essas estatísticas mostram a crescente popularidade dos aplicativos de mensagens sociais para fins comerciais.

Uma vez que as pessoas estão gastando mais do seu tempo trocando mensagens entre si, faz sentido comercializar os serviços de sua empresa, onde seus clientes potenciais estão saindo.

Como vê, nada melhor que começar a investir em marketing digital de forma coerente, tendo em mente estas previsões.

Fonte: https://manausalerta.com.br

Envie seu comentário