Saiba tudo sobre o alcance orgânico no Facebook!

Saiba tudo sobre o alcance orgânico no Facebook!

Há poucos anos atrás, no início de 2015, centenas de histórias foram postadas sobre o quão difícil seria alcançar o alcance orgânico no Facebook. Um ano terrível foi previsto para as marcas e páginas oficiais nesta rede. Exagerado ou não, o que sabemos é que o alcance orgânico diminuiu de lá pra cá.

Para os usuários com um perfil pessoal pode não ser uma grande mudança, no entanto, as empresas que têm uma página oficial no Facebook estão vendo os custos com impulsionamentos aumentar cada vez mais. Não se deve esquecer que o Facebook continua sendo uma das melhores redes sociais para qualquer empresas.

Mas, vamos entender melhor o que é o alcance orgânico ou alcance, como funciona e o que podemos fazer nesta situação.

Qual é o alcance orgânico do Facebook?

qual é o alcance orgânico no facebook

O alcance orgânico é o número total de usuários únicos que viram sua postagem por métodos de distribuição gratuitos. Em contrapartida, o alcance pago é o número total de usuários únicos que viram sua postagem como resultado de um anúncio usando anúncios do Facebook. Fácil, não é?

Mas o que sabemos do Facebook?

Muitas empresas ficam surpresas ao comentar que nem todas as publicações feitas na página da empresa chegarão a todos os usuários que tenham as mesmas informações  de uma página similar à sua página.

Ou seja, se a sua página tem 300 curtidas no Facebook, o alcance de uma publicação será de 100 usuários e, portanto, a interação também será menor. Isso não é apenas surpreendente, também pode ser um pouco deprimente, já que os esforços feitos nesta rede social não chegam a todos.

Vamos tentar entender melhor. Em primeiro lugar, devemos nos perguntar por que o Facebook não oferece todas as postagens para todos os usuários de uma página, ou por outro lado, por que o Facebook não permite que todos os usuários que o seguem vejam todas as postagens na sua linha de tempo?

Duas razões que limitam o alcance orgânico no Facebook:

Duas razões que limitam o alcance orgânico no Facebook

O primeiro é óbvio: o Facebook é uma empresa e, portanto, precisa de renda, vive de outras empresas que gastam dinheiro promovendo publicações e anúncios. Por este motivo, o Facebook limita a distribuição, de modo que as empresas paguem por esses serviços. Se os mesmos resultados foram obtidos com publicações orgânicas, quem pagaria os anúncios?

O segundo motivo é muito mais interessante e, à primeira vista, pode parecer um pouco injusto. E é que o Facebook tenta criar uma boa experiência de usuário, pois isso valoriza a qualidade da página e as publicações publicadas decidem o quão importante cada uma de suas publicações.

Desta forma, ele decide o que mostrar e se deve fazê-lo em maior ou menor medida. Também é verdade que quanto maior a página é mais difícil conseguir alcance orgânico.

Mais e mais empresas têm página oficial do Facebook para fins comerciais ou de branding. O Facebook está ciente disso e o que faz é mostrar aos usuários publicações variadas, deixando mais publicações comerciais de lado e favorecendo as publicações que eles consideram satisfazer os usuários.

Desta forma, o usuário verá em sua linha de tempo o que em teoria ele gosta. Assim, reduzir o alcance das páginas da empresa no Facebook garante que as publicações que os usuários vejam tenham um equilíbrio.

Isso significa que as empresas não devem abrir contas no Facebook? Não, apenas que se você estiver no Facebook e quer ser visto, você precisa de conhecimento.

Edgerank

Edgerank

Após a implementação deste algoritmo o Facebook reduziu o alcance de páginas de negócios no feed de notícias dos usuários. Uma coisa que precisa ser esclarecida é que esse algoritmo não funciona indiscriminadamente. Essa limitação deve afetar mais páginas que não publiquem conteúdo ou informações de qualidade, ou seja, afetarão em maior medida páginas que apenas fazem publicações publicitárias ou auto-promocionais.

O algoritmo que o Facebook usa para decidir se a sua publicação vai ser entregue ou não mudou ao longo dos anos e está cada vez mais complicado.

O Facebook agora leva em conta diferentes fatores: como ter interagido anteriormente com a página, reagindo, fazendo um comentário ou visitando páginas temáticas semelhantes. Por estes e outros motivos, o Facebook pode entender que o usuário está interessado ou não.

Outro fator que também conta, é o tipo de publicação que é mais consumido, se, por exemplo, um usuário vê muitos vídeos, o Facebook entenderá que você prefere esse tipo de conteúdo e mostrará mais. Se na sua página do Facebook você não publicar nenhum vídeo, é provável que este usuário esteja fora do seu alcance.

Também no caso dos vídeos, sabemos que o Facebook está focando sua estratégia em incluir mais conteúdo neste formato, para fazer uma pequena guerra com YouTube e outras plataformas que se concentraram nesse formato.

Ele também leva em consideração o momento em que é publicado. É claro que este é um problema em que as agências estão sempre muito atentas. A renovação do conteúdo deve ser consistente.

Além de todos os dados que o Facebook vem coletando do comportamento dos usuários, também levam em conta determinados recursos que o Facebook vem implementando. Às vezes, ele pergunta se você gosta de algo que foi mostrado. Também quando você fecha uma publicação ou um anúncio pode ser questionado sobre o motivo, para saber se ele foi eliminado por alguma causa específica e com isso melhorar a experiência do usuário.

Afinal, o Facebook está se tornando um instrumento de grande informação que sabe tudo sobre nós. E cada vez mais. É altamente recomendável que as marcas que tenham ou desejam criar uma boa comunidade no Facebook, usem os anúncios patrocinados, consistentemente e sempre orientados por um profissional para otimizar seu investimento e alcançar os objetivos desejados.

Mas nesta publicação não falaremos sobre as opções de anúncios. Vamos concentrar no alcance orgânico do Facebook e como podemos fazer com que nossos usuários vejam mais nossas publicações.

Estratégias para aumentar o alcance orgânico no Facebook

Estratégias para aumentar o alcance orgânico no Facebook

A fim de aumentar o alcance orgânico, temos que saber o que o algoritmo do Facebook leva mais em conta:

O principal é obter mais interação: quanto mais usuários veem a postagem e interagem com ela, melhor resultado você terá.

Não nos esquecemos de que devemos ter uma boa comunidade, fazê-la crescer e trabalhar. Se você comprar seguidores o mais importante é que sejam seguidores que se interessem por sua página, pois pode ser tudo em vão.

Quando há interação, com cada clique, cada vez que é compartilhado ou comentado, o alcance orgânico cresce e também aumenta a possibilidade de maior interação.

Maneiras de melhorar o alcance orgânico

    1. Apresente publicações dinâmica para obter mais interação. Publicações que falam abertamente sobre algo. As opiniões causam controvérsia e sempre haverá alguém que pensa de outra forma. Deixe a comunidade se expressar e talvez seja necessário intervir de forma inteligente, melhorando também sua reputação.
    1. Convide usuários a finalizar uma frase incompleta. Se o Barça ganhar a liga … Se eu ganhar na loteria eu vou… Deixe os seguidores se expressarem!
    1. Faça perguntas aberta, qual foi a melhor viagem de sua vida e por quê?
    1. Dê dicas para sua comunidade de seguidores sobre os assuntos de interesses relacionados ao seu produto ou serviço: como pintar uma parede, como fazer com que seu filho coma salada, como fotografar seu animal de estimação, etc … Em seguida, peça outras dicas ou ‘segredos’ que seus seguidores aplicam. Eles vão gostar de compartilhar.
    1. Faça publicações de qualidade, compartilhe conteúdo realmente interessante, traga valor que seus usuários desejem e queiram ler. Se seus usuários dedicarem tempo à sua publicação, o Facebook considerará interessante e lhe dará um alcance maior. Além disso, o Edgerank leva em consideração o tempo que o usuário dedica à publicação, como sinônimo de qualidade. Então, a qualidade não está apenas na imagem.
    1. Use vídeos. Pessoas adoram vídeos e cada vez mais conteúdo é consumido em vídeo no Facebook, além disso, é um dos formatos mais virais. Não caia no erro de colocar apenas vídeos com links do YouTube. Faça o upload diretamente para o Facebook. Uma boa ideia é fazer uma pequena versão do vídeo para carregar diretamente no Facebook e dizer ao seu público que eles podem visitar o canal oficial.
    1. Os vídeos já se tornaram um dos tipos de conteúdo mais popular. Mas não cometam o erro de apenas publicar vídeos. A variedade é que costuma chamar a atenção: imagens, fotos, links, gifs.
    1. O Edgerank dá prioridade ao vídeo ao vivo.
    1. Use as imagens certas: o Facebook está a favorecer com maior alcance orgânico para as publicações que contenham fotos ou imagens com as dimensões exatas recomendadas pelo Facebook. Estas são vistas em formato completo (sem deixar um espaço em branco) para que eles sejam mais visuais e atraentes. É possível dizer que as imagens, quanto mais chamam a atenção do usuário, o melhor resultado que elas darão.
    1. Publique com mais frequência: publicando continuamente é mais provável que as postagens atinjam diferentes usuários e gerem mais interações, que o Facebook valorará dando prioridade à sua página de fãs.
    1. Adicionar CTA: Call to Actions também vale no Facebook orgânico. Embora pareça óbvio dizer aos usuários: clique aqui ou leia mais sobre isso, descubra aqui por que, e frases deste estilo, o número de cliques aumenta.
    1. Obtenha sinergias com seus outros canais e redes: se você indicar em seu blog, Twitter ou outra rede social que você tenha conteúdo exclusivo no Facebook, seus usuários irão querer vê-lo. Se prometeu, é dívida. Seu conteúdo exclusivo será um sucesso, será mais “compartilhável” e, portanto, terá maior alcance.
    1. Peça-lhes para compartilhar sua postagem: há muitas técnicas para obter isso, mas peça e com um sorriso. Eles podem compartilhar uma postagem porque tem uma frase motivacional, porque dá bons conselhos, porque eles se sentem identificados ou porque são divertidos.

Como pode ver, você também pode melhorar o alcance orgânico das suas publicações no Facebook. Você só precisa começar a pôr em prática. Espero realmente que este conteúdo seja útil a você e agora que você já sabe: se você quiser aumentar nosso alcance, por favor, compartilhe 😉

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