Quais as métricas indispensáveis no e-mail marketing?

Quais as métricas indispensáveis no e-mail marketing?

Quais as métricas indispensáveis no e-mail marketing?

Como parte de uma estratégia digital completa, você deve incluir uma campanha de e-mail marketing. Pronto? Uma vez lançado, lembre-se de que é essencial medir a eficácia. Mas o que você deve medir? Continue lendo e aprenda tudo sobre métricas de marketing de e-mail.

O que é E-mail Marketing?

Para começar a falar sobre o assunto, é necessário primeiro explicar o que é o e-mail marketing. Uma campanha de e-mail envolve envios em massa para um banco de dados direcionado ao seu mercado ideal. Desta forma é importante separar as campanhas em: campanha de aquisição e construção de lista e campanhas de monetização.

A primeira visa criar um ativo, uma carteira de clientes segmentados e engajados para que você possa fazer campanhas de monetização, ou seja, fazer vendas.

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Estude seu público

A coisa mais importante a ter em conta ao medir o sucesso de qualquer campanha é quem são os destinatários e como eles estão reagindo a ele. É por isso que é essencial medir quantos assinantes você tem no mês, semana ou dia. Do número de clientes compradores, quantos são provenientes deste serviço. Tenha em conta de onde eles vêm, quantos anos eles têm, etc. Tudo o que te informa um pouco mais sobre quem é a pessoa que está atrás do monitor que lê suas mensagens, engaja com seu conteúdo e recebe suas ofertas.

Métricas de E-mail Marketing

Dentro das métricas de e-mail que você deve levar em consideração uma vez que você faz o envio em massa são:

Taxa de abertura e de clique

taxa de abertura de um email nada mais é que a quantidade de pessoas que abriram seu email, dividida pela quantidade de pessoas que o receberam.

Portanto, se você enviou o email para 100 pessoas, por exemplo, e 20 abriram o email, sua taxa de abertura é de 20%.

taxa de clique, por sua vez, mostra a quantidade de pessoas que se engajaram com aquele email e clicaram em algum link ao longo do conteúdo. Para calculá-la, basta dividir a quantidade de pessoas que clicaram em um ou mais links pela quantidade de pessoas que abriram o email.

Essas duas taxas estão diretamente relacionadas e devem ser constantemente mensuradas, pois elas são fundamentais para determinar sua estratégia de email marketing.

Se você tem uma alta taxa de abertura, por exemplo, e uma baixa taxa de clique, significa que muito provavelmente você está com algum problema no seu conteúdo. Os links podem estar pouco visíveis ou o layout pouco atrativo.

É importante ressaltar que você pode e deve fazer testes durante suas campanhas. Mude o assunto dos emails, o dia e horário de envio, o layout da sua campanha e a linguagem. Fique à vontade para testar e descobrir qual a melhor forma de se engajar com seu público-alvo.

Taxa de conversão

Outra métrica super importante que deve ser analisada é a taxa de conversão. Quantas pessoas de fato abriram seu email, clicaram no Call-To-Action e concluíram a ação que estava naquela landing page?

Essa ação pode ser simplesmente preencher um formulário para baixar um eBook, por exemplo, ou comprar um determinado produto.

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de pessoas que completaram a ação desejada pela quantidade de emails entregues. Se 20 pessoas completaram a ação e você conseguiu entregar 2.000 emails, sua taxa de conversão é de 1%.

Para ter precisão e conseguir rastrear de onde as conversões de sua landing page estão vindo, é essencial que sua plataforma de envio de emails esteja integrada com o Analytics. Caso contrário, você pode achar que toda conversão veio de sua campanha de email.

A taxa de conversão é uma das principais métricas para acompanhar, pois é ela que vai te mostrar a eficácia de sua campanha. De nada adianta saber se seus clientes estão abrindo e clicando nos links internos do seu conteúdo, se eles não estiverem concluindo a ação desejada por você com aquele email.

No final, como qualquer negócio, o que importa é o quanto se torna lucro. Então, tenha em conta quantas pessoas foram ao seu site depois de receber o correio. Após o e-mail, quantos foram subscritos e transformados em lucro para a empresa.

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Taxa de rejeição

taxa de rejeição, ou bounce rate, mostra a porcentagem de emails enviados que não chegaram ao usuário. Para calculá-la, basta dividir o número de emails entregues pela quantidade de emails enviados.

O email pode não chegar ao seu usuário por diversos motivos, seja por erro seu, de ter digitado o email errado, ou pela caixa de entrada do cliente estar cheia ou até mesmo a conta ter sido desativada.

Existem dois diferentes tipos de taxas de rejeição que precisam ser analisadas:

Soft bounce: Essa taxas são resultantes de um problema temporário com o endereço de e-mail, seja uma caixa de entrada lotada ou problema com o servidor. O e-mail ficará retido por um tempo e, caso o problema seja resolvido, será entregue automaticamente pelo servidor.

Hard bounce: Essas taxas, por outro lado, aparecem quando e-mail digitado está inválido, não existe, ou a conta foi fechada pelo usuário. Como esses emails nunca serão entregues, é fundamental que você os apague de sua lista, pois uma alta taxa de hard bounce pode fazer com que o servidor enxergue sua empresa como SPAM.

Taxa de crescimento da base

Se você está fazendo uso de campanhas de email marketing é claro que quer cada vez mais crescer sua lista de clientes, certo? Mas para calcular a taxa de crescimento da sua base, não basta acrescentar o número de novos usuários aos já existentes.

É importante lembrar que alguns dos seus clientes, seja qual for o motivo, vão acabar pedindo para parar de receber seu conteúdo. É natural acontecer um declínio anual de cerca de 22,5% de sua lista de contatos ao longo do ano.

Portanto, para calcular a taxa de crescimentos de sua base, você precisa subtrair o número de unsubscribers pelo total de novos subscribers e dividir pelo número total de emails na sua lista.

Pode parecer complicado, mas a conta é super simples. Para facilitar a visualização, segue um exemplo: 400 (novos subscribers) – 50 (unsubscribes) ÷ 10.000 (endereços de email na sua lista) * 100 = 3,5% de crescimento na sua lista.

É importante manter o olho nessa taxa, porque você não quer ter todo o trabalho de atrair novos usuários para seu banco de emails e não controlar os que estão saindo, certo?

Taxa de compartilhamento

taxa de compartilhamento nada mais é que a métrica que vai mostrar o número de pessoas que clicaram em algum widget para compartilhar o conteúdo nas redes sociais ou encaminharam seu email para algum amigo.

Apesar de muitos profissionais de marketing não considerarem essa métrica muito relevante, ela é importantíssima para sua empresa e deve sim ser analisada. São novos usuários que estão tendo acesso ao seu conteúdo de forma natural, orgânica.

Aquele conteúdo que você enviou foi tão relevante para seu cliente que ele decidiu compartilhar com um amigo.

Dedique seu tempo para realmente criar algo de valor ao seu cliente e as indicações acontecem de forma natural.

Sempre que for enviar um email ao seu cliente, lembre-se de colocar os links de compartilhamento. Além disso, esteja aberto a novas interações, seja pelo próprio email ou nas redes sociais. Quanto mais gente receber seu conteúdo, melhor!

ROI – Retorno sobre o investimento

Assim como tudo no marketing, sua campanha de email marketing também deve trazer algum retorno para sua empresa, certo? Se o seu objetivo for aumentar vendas, é fundamental calcular o retorno que você teve sobre aquele investimento.

E isso é o que chamamos de ROI. Uma métrica para medir a eficiência de um investimento, expresso através de porcentagem.

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Para chegar ao seu ROI, basta dividir a receita que sua empresa obteve pelo valor do investimento realizado na campanha.

Se você conseguiu um aumento de R$1.000 nas vendas, por exemplo, e investiu R$100 em sua campanha, você teve 900% de ROI.

Para facilitar a visualização e garantir o certo entendimento, vamos à prática: Receita ⇒ R$1.000 (aumento de vendas) – R$100 (investimento na campanha) = R$900. R$900 (receita) ÷ R$100 (investimento na campanha) *100 = 900% de ROI

É importante lembrar que para garantir que você calcule o ROI de forma correta, é fundamental que você tenha uma plataforma que consiga te mostrar quantas leads foram geradas com aquela campanha e quantas realmente se converteram em cliente.

Fazer o acompanhamento dessa métrica possibilita que você veja qual campanha está dando mais resultado e trabalhe com a criação de emails capazes de converter ainda mais.
Lembre-se de que as métricas servem de guia para ver qual é o melhor caminho a seguir. Concentre-se no número de conversões, em vez de quantas pessoas abrem seu e-mail. Essa porcentagem é mais valiosa! Por outro lado, isso pode ajudá-lo a gerar uma estratégia para se aproximar de seus clientes e perguntar-lhes o tipo de conteúdo que eles querem receber neste tipo de campanha. Mãos à obra!

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