O que é conteúdo Evergreen ou perene?

O que é conteúdo Evergreen ou perene?

O que é conteúdo Evergreen ou perene?

Você já ouviu falar sobre conteúdo evergreen ou conteúdo “sempre verde”? Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre estas informações, mas provavelmente você já leu, viu ou compartilhou conteúdo evergreen.

Neste artigo nós vamos falar sobre este assunto e com estas informações esperamos que você possa alimentar seu blog com conteúdo relevante, atemporal, sem prazo de validade e, com isso, deixar o seu blog mais robusto.

Pra iniciar vamos falar sobre alguns tópicos importantes e os benefícios de um conteúdo evergreen ou perene para a sua estratégia de marketing de conteúdo. Quais os benefícios deste tipo de conteúdo?

Reforçar a autoridade da marca

Blogs e sites que apresentam muitos conteúdos de conhecimentos, dicas, informativos,  seja de qual nicho que for, transmitem mais confiabilidade e fazem com que as pessoas tedem a seguir. Estes conteúdos transmitem autoridade à sua marca e você pode usar isto para fazer branding ou até mesmo para vender produtos futuramente. Seja qual for o assunto que você for falar, sempre existirá conteúdo evergreen que você poderá criar e apresentar.

Não tem prazo de validade

Por que conteúdo evergreen não tem prazo de validade? A ideia de conteúdo evergreen ou conteúdo perene é um conceito de conteúdo que explica algo, que independente da época, ainda tem serventia para os usuários. Por exemplo, podemos citar artigos de como ‘fazer um churrasco’. Este tipo de artigo não tem um prazo de validade. Ao contrário de posts relacionados à política, por exemplo, que tratam exclusivamente da eleição de um determinado ano não terá relevância no ano seguinte. É importante escrever conteúdos que não são de direitos autorais de ninguém e normalmente, são de conhecimento popular. Um tipo de conteúdo que “não” é evergreen ou perene são as notícias. Os conteúdos “sempre verdes” podem ser retrabalhados em todos os canais que você possui presença online, sem o receio de que seja um conteúdo ultrapassado para seus seguidores. Você pode postar e re-postar em suas redes sociais, trabalhar o SEO, etc.

É excelente para SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. O motor de pesquisa mais relevante na internet é o motor de buscas do Google. Praticamente a totalidade das buscas por informações realizadas na internet são realizadas através do buscador do Google. SEO é a otimização do seu site e blog, tanto estruturalmente, quando em relação aos conteúdos criados, para que você ocupe as melhores posições no ranking do Google. Estar nas primeiras páginas significa mais oportunidades de negócios e mais resultados.

o que é conteúdo evergreen

É excelente para as Mídias Sociais

Imagina  que você tem um blog e você precisa atrair as pessoas para dentro do seu site. Uma das formas de monetizar na internet, por exemplo, é com o AdSense. Como as pessoas estão saturadas com conteúdos irrelevantes e que as vezes não condizem com a realidade, ou informações sensacionalistas que ninguém suporta mais nas redes sociais. Se você gera conteúdo de valor as possibilidades da atrair pessoas para o seu site é maior. As pessoas querem aprender ou querem se divertir. Este tipo de conteúdo é o mais ideal e indicado para publicar nas redes sociais.

Link Building

Link Building é o trabalho de conseguir links para determinado site ou blog, com o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca. Quando você criar conteúdos evergreen você pode “linkar” com conteúdos em outro post que complementam as informações, que enriquecem o conhecimento do usuário. Ou seja, o leitor está lendo um artigo e você direciona o usuário para outro local com o link de um novo conteúdo dentro do seu próprio blog ou em outros sites. Se outras pessoas “citam” seus artigos em outros sites através de links ou compartilhamentos inicia-se a construção do Link Buinding, gerando maior relevância nos motores de busca para o seu site, melhorando o SEO.

Entre os exemplos de conteúdos evergreen podemos citar:

O que é …?

Tudo o que você precisa aprender sobre…

Guia definitivo de viagens para …

Guia definitivo para…

Por que você deve saber sobre …?

Guia prático de …

Por onde começar a fazer …?

10 passos para…

Faça você mesmo seu…

Escreva algo que seja comprovado, que tenha procedência. Conteúdos que possam prejudicar as pessoas não devem ser usados dentro do seu blog. Com as informações relacionadas neste artigo você consegue gerar postagens e fortalecer as buscas pelo seu conteúdo. Você tem material de qualidade para trabalhar nas redes sociais e ao mesmo tempo ter uma matéria legal que vai atrair um público das redes sociais e manter este público dentro do site. Vai transformar o site em um canal de informações fazendo com que sua marca tenha muito mais autoridade.

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