O que é a Matriz Ansoff?

O que é a Matriz Ansoff?

Existem várias razões pelas quais as empresas planejam expandir os mercados, na maioria dos casos é para alcançar crescimento econômico, ter mais investidores, gerar lucros mais altos ou simplesmente conseguir que a marca seja mais reconhecida pelos concumidores.

Para retratar estratégias de crescimento alternativas, Igor Ansoff criou uma matriz que se foca nos produtos e mercados (Clientes) atuais e potenciais da empresa. Ao considerar formas de crescimento através de produtos existentes ou novos e em mercados existentes ou novos, Ansoff acreditava que poderiam aprimorar o negócio de determinada organização por meio de quatro estratégias distintas: Penetração, Desenvolvimento de Mercado, Desenvolvimento de Produto e Diversificação.

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Penetração de Mercado

A empresa tenta crescer atuando nos mesmos segmentos de mercado e com os mesmos produtos/serviços, tentando contudo, aumentar a sua quota de mercado. Esta é a visualização da possibilidade de se obter uma fatia mais ampla do mercado, trabalhando com os produtos atualmente disponíveis no mercado que já é dominado.

Para isso, tomaremos ações para aumentar o consumo de nossos clientes (ações de venda), atrair potenciais clientes (publicidade, promoção) e atrair clientes de nossos concorrentes (esforços voltados para testar nossos produtos, novos usos, melhoria de imagem).

Esta opção estratégica é a que oferece maior segurança e menor margem de erro, já que operamos com produtos que conhecemos, em mercados que também conhecemos.

Desenvolvimento de Mercado

Essa estratégia consiste em estudar a capacidade da empresa de desenvolver novos mercados para seus produtos. Esta opção questiona se a empresa pode desenvolver novos mercados com seus produtos atuais. Para alcançar esta estratégia, é necessário identificar novos mercados geográficos, novos segmentos de mercado e/ou novos canais de distribuição. Exemplos dessa estratégia são: expansão regional, nacional, internacional, vendas de canais online ou novos acordos com distribuidores, entre outros.

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Igor Ansoff

Desenvolvimento de Produto

Essa é uma excelente estratégia quando a empresa quer desenvolver novos produtos para os mercados que opera atualmente. Os mercados estão em movimento contínuo e, portanto, em constante mudança, é totalmente lógico que em certas ocasiões seja necessário lançar novos produtos, modificar ou atualizar produtos, para satisfazer as novas necessidades geradas por tais mudanças.

Diversificação

Nesta estratégia, é muito importante analisar as possibilidades de desenvolver novos produtos para novos mercados. Essa estratégia da matriz Ansoff deve ser a última escolhida pelas empresas, pois oferece muita insegurança e maior risco de fracasso, pois quanto mais longe de sua área de domínio e dos produtos que já comercializa, menor a possibilidade de sucesso e maiores serão os esforços da organização.

Conclusão

A Matriz Ansoff é uma das principais ferramentas estratégicas de marketing e estratégia de negócios. Foi criado pelo estrategista Igor Ansoff em 1957.

Como você pode verificar, nós explicamos as estratégias a partir da mais fácil. Organizar toda a informação seguindo a representação gráfica da matriz auxilia na tomada de decisão sobre o crescimento estratégico da empresa.

Na realidade, as 3 primeiras estratégias são para crescimento e a última é para diversificação. A empresa escolherá uma estratégia ou outra dependendo de como está no momento em que a expansão é considerada.

É recomendável seguir primeiro uma estratégia de penetração, depois aproximar-se de novos mercados, mais tarde a criação de novos produtos e finalmente a diversificação. O que Ansoff aconselha é exatamente isso, esgotar todas as vias de expansão antes de começar a considerar a diversificação.

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