Como você vai lucrar com o Marketing Digital?

Como você vai lucrar com o Marketing Digital?

Como você vai lucrar com o Marketing Digital?

O objetivo final do marketing digital pode variar, mas, em geral, o que as empresas querem é gerar conversões. O investimento feito em tempo e uso de recursos precisa voltar à empresa em forma de algum tipo de benefício.

Logo, o que chamamos de ROI (Retorno Sobre Investimento), é um indicador de que suas campanhas estejam funcionando. O marketing digital dá mais visibilidade às suas propostas, com isso, espera-se que seu produto ou serviço seja mais consumido.

Métricas

Esqueça essa história de Ibope e audiência! Com o marketing digital, você terá métricas muito mais precisas e detalhadas para avaliar onde estão seus maiores erros e acertos.

É possível descobrir, por exemplo, quantas pessoas viram o seu anúncio, quantas pessoas clicaram nele, o tempo que cada um desses cliques gastou navegando pelo seu site e por aí vai.

Por meio das métricas é possível comparar o desempenho das práticas de uma empresa diante das concorrentes, saber o que seus produtos e serviços acrescentam – ou não – ao cliente, quando são colocados ao lado dos demais da mesma categoria.

A análise das métricas contribui para o aperfeiçoamento, redução de erros e de custos e atualização a empresa sobre as práticas relevantes para o segmento. É imprescindível o estabelecimento de métricas nas estratégias de marketing digital.

Para reforçar ainda mais o conceito de métricas, veja a seguir alguns exemplos de métricas relevantes que você pode adotar na sua empresa.

Custo por Lead (CPL)

O custo por lead tem ligação com a criação de conteúdo, pois é desta informação que provém os cadastros de leads, portanto, para obter leads com o melhor custo/benefício possível garanta que os visitantes encontrem um ótimo conteúdo.

Vamos colocar o cálculo do CPL em prática para você entender melhor. Vamos supor que você ou a sua equipe de Marketing realizou uma campanha no Google Adwords, o valor investido foi de R$ 500 e a campanha resultou em 600 clique, 300 leads foram gerados, resultando em 2 cliques por conversão.

Pegue o valor investido, dívida pela quantidade de clique e multiplique pela conversão. A fórmula para solucionar o problema é algo como “2 x Custo por Clique”, custo de cada seria algo em torno de R$ 1,66.

Leads por Venda (LPV)

Para calcular esta métrica analise a qualidade dos leads. Isso porque a empresa precisa saber quantos leads foram necessários gerar para cada venda, possibilitando detectar algo que esteja “emperrando” o processo de conversão.

O curioso do LPV é que você pode destacar o conteúdo que apresentou baixo desempenho, pois ele pode ter sido o responsável por atrair um maior número de leads convertidos em clientes. Em suma, se a média de leads por venda é de 4, simplesmente definimos LPV = 4.

Custo por Venda

Para calcular o Custo por Venda utilize a seguinte fórmula: CPV = CPL x LPV. Ou seja, com base nos exemplos anteriores, calculemos: 1,66 x 4 = 6,64. Por fim, cada venda implicaria em R$ 6,64.

Esse dado pode ser muito interessante para avaliar se a precificação do produto ou solução estão dentro da realidade da empresa e, principalmente, se as campanhas de marketing digital estão sendo viáveis ou não para o negócio — neste caso, repensar as estratégias de marketing seria a solução cabível.

Retorno de Investimento (ROI)

O ROI é uma métrica importantíssima para analisar quão lucrativo tem sido o investimento em marketing digital, podendo até mesmo ser considerada a métrica mais importante em um contexto geral.

Baseando-se na fórmula: (retorno de investimento – investimento inicial) / investimento inicial.

Exemplo: se uma empresa aplicou R$ 10 mil em campanhas de marketing digital e vendeu R$ 35 mil por meio delas, teremos: ROI = (35.000 – 10.000) / 10.000 = 2,5.

Isto é, o ROI equivale a 2,5 vezes o valor do investimento inicial, ou seja, um ROI de 250%!

Tráfego do Site

O fator determinante desta métrica não é o número “bruto” de visitantes, mas sim o número de visitantes únicos, ou seja, aqueles visitantes que retornam à página durante o período avaliado.

Entende-se como visitante único aquele representado por um determinado dispositivo — o que pode não ser exatamente preciso, porém, é inegavelmente relevante.

Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição (bounce rate) é aquela que contabiliza, percentualmente, o número de usuários que abandonaram a sua página sem ao menos adquirir certa experiência, ou seja, que não navegaram pelo site por conta de algum motivo.

Não veja esses dados como negativos, afinal, mesmo que se tratem de rejeição, são eles que permitirão a você fazer as devidas alterações na página (ou em seu critério de conteúdo, padrão de qualidade, entre outros).

Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

Esta métrica consiste em trazer resultados mais abrangentes, que engloba todos os investimentos feitos pela empresa com vista em marketing — o que exige um acompanhamento contínuo.

Vamos supor que a empresa fez o levantamento de quantos clientes foram adquiridos ao longo de um mês, partindo-se deste número, levanta-se também todo o custo envolvido ao longo desse período. Considere o número de novos clientes e divida-o pelos custos gerais para aquisição, você chegará ao custo por aquisição de cliente.

Estas são algumas das métricas que você poderá analisar para saber a eficiência da estratégia de marketing digital da sua empresa, o que não apresentar resultados positivos deve ser avaliado e otimizado.

Plataforma de Automação de Marketing Digital

O Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing e vendas online. Nele você pode gerar e administrar milhares de leads através de páginas de captura, integrações com o Facebook, email marketing, funis de venda e um EAD exclusivo para cursos online.

O Leadlovers também possui modelos prontos de páginas da web, através do Builder, que é uma ferramenta intuitiva para criação rápida de páginas. Além de salvamento automático, possui três opções de criação: Modelos Prontos, Builder e Editor Avançado. Também é possível importar sites inteiros via HTML.

A empresa também possui a funcionalidade para gestão e criação de ações automáticas nos funis e páginas, a partir de tags ou automações forçadas (sim ou não). Possui também a função para coleta de dados dos links mais clicados e alinhado ao Lead Score, você ganha um BI para tomada de decisão automatizada. SAIBA MAIS: Clique Aqui!

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