Como aplicar o Marketing Digital no seu Negócio!

Como aplicar o Marketing Digital no seu Negócio!

Introdução!

Você tem um negócio e quer a ajuda da Internet para crescer? Pois, neste artigo, vamos falar de algumas estratégias e linhas de atuação que você pode adotar para entrar de vez para o mundo do marketing online. Aliás, todo mundo está na internet (inclusive a sua concorrência!); então, é bom aproveitar todas as oportunidades que o mundo online tem para fazer da sua empresa uma iniciativa vencedora. Vamos começar?

O que é Marketing Digital?

Resumidamente, o Marketing Digital é o conjunto de estratégias que um empreendimento pode adotar para ganhar visibilidade na internet, gerar mais conversões e ter um bom retorno sobre o investimento (ROI) feito em suas ações digitais. O Marketing Digital busca agregar valor e autoridade à marca, estimulando o público a, cada vez mais, interagir e se engajar em tudo o que for apresentado.

Como aplicar o Marketing Digital no seu Negócio

Tudo isso com o objetivo de gerar buzz e torná-los divulgadores da marca, de forma orgânica – ou espontânea. Nem precisamos dizer o quanto você irá economizar – e lucrar – com uma boa estratégia de marketing digital, não é mesmo?

As principais estratégias de Marketing Digital

Agora, vamos dar uma olhada nas principais ações que o marketing digital de sua empresa pode desenvolver na Internet. Algumas marcas apostam mais em uma ou por outra ação, tudo vai depender dos objetivos que você tenha definido para suas ações na web e do nicho ao qual você pertença. Veja o que funciona melhor para a sua organização e como pode começar a obter resultados em curto, médio e longo prazos.

E-mail Marketing

Um dos canais mais eficientes para distribuir o seu conteúdo diretamente para os usuários é fazer campanhas de e-mail marketing. Através de listas de inscritos, que já terão fornecido seus endereços eletrônicos, você enviará mensagens a seus seguidores, de modo a mantê-los informados e engajados sobre os próximos passos da marca – sem contar as promoções e oportunidades exclusivas que conhecerão.

Utilize e-mail marketing para: anunciar a publicação de novos conteúdos sempre que postar algo no seu blog; divulgar um produto; iniciar uma campanha; ou qualquer outro tipo de informação que ajude a dar mais visibilidade a seus produtos ou serviços.

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo se define pela ação de criar conteúdo interessante e que agregue valor para sua audiência. O objetivo desse conteúdo deverá ser, sobretudo, informar, educar e envolver essas pessoas.

Mesmo porque, de fato, a estratégia não se trata só de publicar textos e fotos em todas as suas redes e sites, mas você precisa oferecer soluções concretas para um problema, ou suprir uma necessidade (ou curiosidade) do leitor.

Com uma campanha de marketing de conteúdo bem planejada, você se destaca em meio ao mar de publicações que há na internet. Em suma: ganha visibilidade, respeito e valor de mercado.

Como aplicar o Marketing Digital no seu Negócio

SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization – Otimização de Ferramenta de Busca – é o conjunto de técnicas responsáveis por preparar o seu conteúdo para que possa ser “encontrado” pelos buscadores. Assim:

1- inserir palavras-chave;
2- completar a metadescription;
3- preencher as tags do artigo;
4- otimizar imagens.

Tudo isso contribui para um melhor posicionamento na hora de os motores de busca definir quem aparece primeiro nos resultados de uma pesquisa.

Um SEO bem feito pode marcar a diferença entre ser encontrado, ou não ser visto por ninguém. É o conceito que se relaciona com o termo “buscas orgânicas”, ou seja, que você seja encontrado sem que tenha pagado para aparecer em uma posição de destaque, de forma natural pelo público.

Link Building

Linkagem Externa: Esta técnica consiste em ter links dirigidos à sua página, publicados em conteúdos de terceiros. O Google dá especial atenção à construção de vínculos entre páginas, mas o faz de forma bastante rígida.
Por exemplo, a “troca de links” já não é uma prática benéfica para páginas, o Google identifica quando há acordos feitos e surgem links na mesma quantidade entre uma página e outra.

O ideal é conquistar espaço em páginas alheias e inserir os links para a sua página de forma natural e fazendo com que os usuários queiram entrar para complementar alguma informação que estejam buscando.

Linkagem Interna: Há também a possibilidade de construir internamente o link building de seu site. Basta, para isso, em um blogpost, criar hyperlinks para outros artigos do mesmo blog. Assim, o seu leitor ficará mais tempo navegando pela marca, com possibilidade grande de se tornar um cliente frequente.

Inbound Marketing

Esta é uma forma de atrair consumidores sem que a relação comece através de publicidades pagas. Assemelha-se – e muito – ao famoso “funil de vendas”, muito comum no planejamento de uma estratégia comercial.

Complementa o marketing de conteúdo e busca fazer com que suas publicações, voltadas para um público específico, sejam capazes de trazer mais pessoas para a sua marca. A geração de leads é fundamental para esta estratégia.

Como aplicar o Marketing Digital no seu Negócio

O inbound busca conquistar o interesse das pessoas, de forma sutil e discreta, baseada em pesquisa de mercado; ao contrário do Outbound Marketing, que diretamente oferece seus serviços ou produtos ao consumidor – sendo a forma mais “tradicional” de marketing.

Mídias Sociais

As mídias sociais são o principal canal de distribuição e difusão dos seus conteúdos. Pense o seguinte: onde os seus consumidores em potencial estão?

E se “todo mundo está nas redes sociais”, você, como marca, deveria estar também. A chave é identificar as redes por onde circulam o seu público-alvo e apostar em conteúdos específicos.

Aliás, as plataformas têm investido – e muito – em ferramentas de publicidade, o que as torna um lugar ideal para realizar campanhas pagas e assim alcançar a mais pessoas. Considere seriamente marcar presença com sua marca nos canais sociais mais adequados para a sua iniciativa.

Branding

Como Branding, podemos entender o conceito como a “criação da imagem de uma marca”. Cada empresa escolhe se mostrar / posicionar de uma forma, valorizando determinados tipos de informação e não outros. Por exemplo, a Coca-Cola: você não vai ver a marca relacionando sua imagem ao produto em si; afinal, o que vendem é a ideia de felicidade.

Branding através de Storytelling: Esta técnica, que se chama Storytelling, visa chamar a atenção dos consumidores através da criação de um vínculo de empatia com a marca em função dos valores que associa à sua imagem.

O Marketing Digital é ideal para realizar campanhas de branding, principalmente em função do seu potencial de chegar a milhões (e porque não dizer, a bilhões) de consumidores que passam o dia na Internet.

De fato, o ideal é que os usuários se transformem em agentes de propagação das ideias de uma marca em particular. Este é o sonho de praticamente todas as campanhas de Branding.

Como o Marketing Digital pode ajudar você a achar o seu público

Há um conceito chamado engagement que, teoricamente, mede o nível de envolvimento entre o seu público e a marca. Isso normalmente se reflete em “sinais sociais”, ou seja, na somatória dos números de likes, shares e comments.

Por exemplo, você pode ter uma página com muitíssimos seguidores, mas pouca interação com os mesmos. Isso significa que você pode estar conquistando inicialmente sua empatia, mas não está sendo capaz de oferecer conteúdos que cativem o público e façam com que queira gastar tempo com aquilo.

Aliás, é importante destacar que as redes sociais, principalmente o Facebook, exibem os conteúdos em função do interesse que seus algoritmos entendem que é gerado sobre as pessoas. Quanto mais pontos de interesse você obtiver, mais fácil será de Redes Sociais mostrarem seus conteúdos em primeiro lugar.

Como você vai lucrar com o Marketing Digital?

O objetivo final do marketing digital pode variar, mas, em geral, o que as empresas querem é gerar conversões. O investimento feito em tempo e uso de recursos precisa voltar à empresa em forma de algum tipo de benefício.

Logo, o que chamamos de ROI – Retorno Sobre Investimento, é um indicador de que suas campanhas estejam funcionando. O marketing digital dá mais visibilidade às suas propostas, com isso, espera-se que seu produto ou serviço seja mais consumido.

Como aplicar o Marketing Digital no seu Negócio

Com estas informações, você já deve ter uma ideia melhor do que pode fazer para ajudar a sua PME a crescer. O que você tem feito em relação às ações digitais?

Acredita que o Marketing Digital pode contribuir para o crescimento das empresas?

Plataforma de Automação de Marketing Digital

O Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing e vendas online. Nele você pode gerar e administrar milhares de leads através de páginas de captura, integrações com o Facebook, email marketing, funis de venda e um EAD exclusivo para cursos online.

O Leadlovers também possui modelos prontos de páginas da web, através do Builder, que é uma ferramenta intuitiva para criação rápida de páginas. Além de salvamento automático, possui três opções de criação: Modelos Prontos, Builder e Editor Avançado. Também é possível importar sites inteiros via HTML.

A empresa também possui a funcionalidade para gestão e criação de ações automáticas nos funis e páginas, a partir de tags ou automações forçadas (sim ou não). Possui também a função para coleta de dados dos links mais clicados e alinhado ao Lead Score, você ganha um BI para tomada de decisão automatizada. SAIBA MAIS: Clique Aqui!

Envie seu comentário